Governança Inovativa

O questionamento não é a respeito da existência da crise, mas como prevalecer e crescer a partir dela.

 

Neste exato momento estamos presenciando uma das maiores crises da sociedade brasileira, e é extremamente comum escutar ou ler a famosa frase: ”Não é uma crise, é uma oportunidade”, entretanto, de acordo com a pesquisa do Datafolha[1] realizada no dia 24/03/20 quase 80% dos entrevistados entendem que a economia será muito afetada pelo coronavírus. Diante desta e das demais notícias, qual é sua expectativa em relação ao futuro? Ou melhor, qual é sua expectativa em relação a sua empresa neste período nebuloso?

 

Em um primeiro momento, nossa intuição e consciência nos levam a pensar em diretrizes voltadas exclusivamente ao financeiro, sendo eles, métodos para redução de custos e despesas, atualização do método orçamentário, entre outros. Todavia, neste artigo, gostaria de elencar um pilar fundamental que pode ter sido esquecido neste período.

 

O PROPÓSITO da sua empresa.

 

Sim! O propósito na sua empresa é extremamente importante em todos os momentos, especialmente em momentos delicados, em que presenciamos várias dificuldades talvez não previstas. Rebecca Handerson[2], professora da Harvard, indica várias vantagens de carregar consigo e ter inserido na empresa um forte propósito!

 

Segundo ela, um propósito claro oferece:

 

  1. Compartilhamento de crenças e opiniões, fazendo com que as pessoas trabalhem pesado e com melhor desempenho;
  2. Autenticidade à organização, estimulando os colaboradores a acreditar no que realizam e a estreitar o relacionamento entre si;
  3. Identidade, aumentando a confiança entre todas as instâncias da organização e ainda, salienta que o propósito é motor para inovação;

 

É nítido o fato de que, em muitas empresas, as pessoas somente “fazem o seu trabalho” sem acreditar ou saber o porquê realizam certa atividade. Hoje, todas as empresas precisam do oposto: funcionários extremamente engajados culturalmente, prontos para realizar suas tarefas dedicando 110% de si, e dispostos a batalhar pelo crescimento da empresa em que estão inseridos. Todavia, como exigir um trabalho excepcional do seu funcionário, se ele não entende claramente o porquê realiza sua atividade? Se a liderança não traz clareza em sua comunicação? Se não tem um propósito claro na empresa?

 

O propósito é mais forte do que o lucro, ele reflete algo aspiracional, envolvendo as pessoas através de suas crenças e motivações em prol de um objetivo comum, influenciando diretamente a sociedade e trazendo um impacto positivo no mundo, por exemplo. Com isso, conseguimos delinear um plano de ação que perdure no decorrer dos tempos.

 

A crise é a condição perfeita para:

 

  1. Relembrar seu propósito,
  2. Relembrar o porquê você criou a sua empresa e o que lhe fez passar noites em claro pensando em como colocar suas ideias em prática. Este é o momento, de você empresário, fortalecer os laços com seus sócios e funcionários, motivando-os a trabalhar pela essência na qual a companhia foi criada,
  3. Relembrar os casos de sucesso e começar a vender, em meio à crise, o “porquê”, para que assim o cliente se identifique e compre esse “porquê” junto contigo, não somente o “o que”.

 

Vale ressaltar a importância do entendimento do propósito pelos seus clientes internos (funcionários) antes do cliente externo, visto que o crescimento sempre é de dentro para fora, e o “porquê” vem antes do “como” e “o que”.

 

Nesta crise, fundamente sua empresa no propósito, para que quando tudo se estabilizar, a força armazenada e cultura estabelecida possa romper suas expectativas.

 

Nossa consultoria, por exemplo, tem o propósito de ”Reduzir as incertezas do amanhã”.

 

Em todas as atividades nos motivamos a pensar em como podemos reduzir as incertezas do cliente através dos nossos serviços. A cultura da empresa é voltada a trazer segurança e estabelecer um ambiente de tranquilidade ao cliente, e, com isso, determinar um terreno fértil e estável para engendrar um plano de ação eficaz.

 

Por fim, reitero: fortaleça seu propósito em meio à crise! Mostre novamente aos seus funcionários a importância da atividade realizada, e se possível, aborde indicadores de casos de sucesso para que sua empresa permaneça fundamentada na “rocha” (propósito) e pronta para construção da “casa” (crescimento empresarial).

 

Os resultados serão melhores do que você espera!

 

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Autor: Renan K. Karas – Consultor Weagle
https://weagle.com.br
Instagram: @weaglegovernance
WhatsApp e Telefone fixo: 41 9822-0727 /41 3501-9556

 

Referências:

[1] https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/24/79percent-dos-brasileiros-acreditam-que-a-economia-sera-muito-afetada-pela-crise-do-coronavirus-aponta-datafolha.ghtml

[2] https://www.hbs.edu/faculty/Pages/profile.aspx?facId=12345

 

Mais sobre Renan Karas:

 

Renan Karas possui a Experiência Assessoria e Consultoria Empresarial, Gestão de Empresas, bem como experiência na Consultoria Jurídica. Essa experiência foi adquirida em anos de atuação auxiliando mais de 20 empresas a atingir seu ápice produtivo. Graduado em Direito na UNICURITIBA, atualiza constantemente seus conhecimentos através dos cursos e livros sobre gestão estratégica, comercial, processos, pessoas, sistemas, investimentos e cursos sobre Inteligência Emocional e Consultoria de Resultados. Feitos: Com isso desenvolveu habilidades de gerenciamento de pessoas, assessorando diretamente empresas em seus respectivos Setores de Recursos Humanos, aconselhando e direcionando para uma melhor tomada de decisão, participando também ativamente como assistente no curso WEAGLE de Investimentos.

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