Empresas familiares são muito importantes para a economia, pois representam boa parte do PIB brasileiro, gerando emprego e renda para muitas pessoas no país. Neste texto você verá como criar um conselho familiar na sua empresa.
Uma empresa familiar enfrenta dificuldades e desafios totalmente próprios, que são solucionados a partir de um conselho familiar.
Confira as vantagens de um conselho familiar e como criá-lo na sua empresa.
O que é um Conselho Familiar
Conselho familiar é um órgão com a função de manter a organização empresarial e evitar confusão entre assuntos familiares e empresariais.
Por se tratar de família, muitas vezes é difícil manter a concentração e saber separar as relações familiares dentro do ambiente de negócios.
Isto porque pais, filhos e irmãos devem respeitar a hierarquia e a função de cada membro da família dentro da empresa.
Vantagens de um conselho familiar
O conselho familiar age como uma forma de proteção das relações familiares e dos negócios da empresa, permitindo que ambos fiquem saudáveis e que limites não sejam ultrapassados.
Desta forma, é mais fácil gerenciar, agregar, mediar e conciliar para que conflitos sejam evitados ou então tenham seus efeitos diminuídos.
Portanto, ganha-se governança familiar para que a família seja mais feliz e as finanças sejam mais positivas.
Como criar um conselho familiar
Uma das principais funções do conselho familiar é desenvolver o protocolo familiar, isto é um acordo entre os membros da família para preservar suas relações e facilitar a gestão da empresa.
Portanto, um conselho de família envolve atividades como:
- Definição e discussão de diretrizes, políticas e planos familiares
- Elaboração ou atualização de protocolos
- Mediação de conflitos
- Planejamento de carreiras dos membros da família
- Preservação de memória e legado
De modo geral, a criação do conselho familiar deve ser feito o quanto antes, pois colabora com a construção de uma estrutura familiar e empresarial mais saudável.
Além disso, quando feita de forma antecipada, os processos de adaptação são muito mais simples e fáceis para todos os envolvidos.
O recomendado é que o conselho familiar seja composto por um número ímpar de membros, entre cinco a nove membros, para que assim evite-se empates em decisões.
Após decidir os membros que participarão do conselho é necessária uma primeira reunião, principalmente para que as tratativas iniciais sejam elaboradas.
É indicado que a primeira reunião aconteça em um lugar neutro, como um hotel ou restaurante, e seja mediada por um facilitador, de preferência alguém externo e com experiência em conselhos familiares.
Nesta reunião será abordada a história da família e da empresa familiar, sendo reforçada a sensação de pertencimento de todos os membros ao negócio e à família.
Uma segunda etapa é a definição da missão e dos valores da família, sendo definida a filosofia da família como empresa bem como os motivos de estar no mundo dos negócios.
Um ponto importante é avaliar a atual situação da empresa e da família e onde se deseja chegar.
Ainda tem dúvidas sobre o tema?
A Weagle pode ajudá-lo a compor o conselho familiar. Entre em contato.